quarta-feira, 21 de julho de 2010

O meu irmão é deficiente

Por razões quase incompreensíveis, muita gente ficaria chocada por eu saber admitir e dizer esta palavra tão abertamente. Mas é verdade! O Rafael, o meu irmão, tem 15 anos, é 1 ano e 6 meses mais velho do que eu e tem trissomia 21. Eu vou passar para o 9º e ele para o 8º ano. Damo-nos razoavelmente bem e às vezes irritamo-nos, mas acho que temos uma relação normal de irmãos. Quase sempre, nem penso nisso de ele ser deficiente. Às vezes até me esqueço! E, sinceramente, acho-o bastante inteligente. Andamos na mesma escola e só não andamos na mesma turma porque a minha mãe quis que ele chumbasse no 1º ano (apesar de isso, por norma, não ser permitido).
Seja como for, admito que às vezes, quando ele me faz passar alguma vergonha, finjo que não o conheço, mas quase sempre nem quero saber o que os outros pensam. Aliás, habituei-me aos comentários, aos olhares e às ideias erradas que as pessoas criaram dos deficientes e por isso mesmo criei uma opinião bastante forte sobre este assunto. Apesar de nunca me sentir muito à vontade para partilhar isto com as minhas amigas. E elas, provavelmente, também não devem ter muito boa opinião dele, Mas não quero saber. O problema é delas.
Mas acho o Rafael com capacidades. Ele sabe ler e fazer contas simples, consegue fazer algumas coisas bem em Educação Física e tem uma capacidade melhor do que muitas pessoas têm: é muito observador. Por isso mesmo, já antes de mim ele sabia como trabalhar com o leitor de cassetes, e com o lava-loiças e as máquinas de lavar secar roupa. Mesmo hoje nunca tenho muita paciência para aprender este tipo de coisas. Ele, por outro lado, aprende quase tudo por observação e por isso mesmo foi tão importante eu nascer, para que ele me pudesse imitar. Além de que ele é bastante meigo e conversador com as pessoas. Basicamente, o que não sabe fazer compensa com outras coisas.
Por isso mesmo, é sempre preciso fazer um enorme esforço para não responder às pessoas, quando falam do meu irmão. As velhinhas, por exemplo, têm sempre a mania de o achar um "coitadinho"!!! Irrito-me bastante com este tipo de coisas, mas mesmo assim tento sempre não ligar e até compreender as opiniões dos outros. Embora a ignorância seja sempre uma coisa irritante!
Seja como for, já houve quem me perguntasse se eu tinha vergonha em ter um irmão deficiente ou comentasse que deve ser complicado o caso do meu irmão. Sinceramente, não é. Os problemas, aliás, são é relacionados com a incompetência da "minha" escola em relação não só ao meu irmão como a outros deficientes. O meu irmão costuma ter a noção do que faz, pelo que deve pagar pelos seus erros e ser castigado e repreendido, tal como os outros! E também ser tratado como igual. E, tal como aos outros, devemos dar-lhe a oportunidade de aprender coisas e arriscar mais. E não estar sempre a ajuda-lo e a "protegê-lo". Porque aí é que ele se torna mesmo um "coitadinho"! E isto é aplicável para a maioria dos deficientes.
Concluindo, escrevi este texto para tentar que quem o leia compreenda como lidar com os deficientes. E, se acabaram de ter um irmão ou familiar deficiente, não entrem em pânico!!! Eu, pessoalmente, não só não imagino a minha vida se o Rafael não tivesse nascido como acho muito bom que ele tenha nascido! Graças ele, habituei-me a aceitar as diferenças! Algo muito importante, porque o Rafael sem dúvida ensina muitas coisas às pessoas que passarem algum tempo com ele, talvez mais do que nós lhe ensinamos. Na verdade, a ingenuidade dele e o amor que ele é capaz de sentir por qualquer pessoa (desde que ela o trate bem e como igual, porque ele também tem noção dessas coisas) são sem dúvida gratificantes. A maneira com ele vive o seu dia-a-dia sem ligar ao que pensam dele, feliz, fazem que eu chegue a pensar que ele é melhor do que nós, porque se no mundo existissem mais casos como o dele, haveria sem dúvida mais mais iguadade e lições de vida. E o mundo seria um local melhor. Por isso, mudem as vossas opiniões dos deficientes!!! Eles têm mais para vos ensinar do que vocês pensam!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário